Pages

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A roupa amarelou? Como tirar manchas e deixar as roupas branquinhas



Para roupas de algodão e linho: ferva o tecido numa panela bem limpa por 1 hora em uma solução de sal e bicarbonato de sódio.
Seda Branca: lave e enxágue-a  novamente. Em seguida, coloque-a numa bacia e cubra com 1/2 litro de leite e o restante de água. Deixem de molho alguns minutos e enxágüe.
Seda colorida: se a cor for firme, acrescente à última água, uma ou duas colheres (chá) de açúcar. Enrole a peça numa toalha limpa, bem apertada, e passe o ferro ainda úmido. Se notar que a roupa desbota, não a deixe de molho. Ensaboe-a e enxágüe rapidamente. Na última água, coloque um pouco de vinagre e deixe secar á sombra.
Lycra branca: depois de lavar e enxaguar deixe-a de molho em água contendo um pouco de bicarbonato por alguns minutos. Seque a sombra.
Lycra de cor: se a peça é de cor, não deixe-a em hipótese alguma de molho, caso contrário, ela manchará. Lave-a separadamente.
Nylon branco: fermento em pó é ótimo para evitar que roupas de nylon branco fiquem amareladas depois da lavagem. É só mantê-las por alguns segundos numa solução de água com um pouco de fermento pó.