Pages

segunda-feira, 28 de março de 2011

Chás para ajudar na hora da digestão



Gengibre Zingiber officinalis

Propriedades 
Estimula a produção de enzimas responsáveis por quebrar as proteínas, principalmente. 
Preparo 
Ferva 1 xícara de chá de água com duas fatias de gengibre por 5 minutos em fogo baixo. Coe e tome durante as refeições ou logo em seguida, especialmente se o prato principal for à base de carnes. 

* Chás populares, como os de alfavaca e o de boldo, podem causar aborto. Dessa forma, as gestantes devem evitar, por segurança, qualquer chá medicinal para resolver problemas digestivos. 


Menta (também conhecida como hortelã) Mentha piperita L.

Propriedades 
Graças a seu princípio ativo, o mentol, a infusão acelera a digestão e age como analgésico em qualquer dor na barriga. 
Preparo 
Em 1 xícara de chá, bote 1 colher de sopa de folhas e flores picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, coe e acrescente 1 colher de sobremesa de suco de limão. Beba 1 xícara entre as refeições. 

Camomila Matricaria chamomilla

Propriedades 
Regulariza a função digestiva, diminui dores no estômago e cólicas intestinais. Como tem ação antiinflamatória, é capaz de ajudar na prevenção de gastrites e úlceras. 
Preparo 
Coloque 1 colher de chá de flores e adicione água fervente em 1 xícara de chá. Abafe com um pires por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara três vezes ao dia. 

Alecrim Rosmarinus officinalis

Propriedades 
As substâncias dessa planta protegem a parede do estômago e aceleram a digestão. Além disso, cortam dores de cabeça provocadas por refeições que simplesmente caíram mal. Gestantes devem passar longe. 
Preparo 
Ponha em 1 xícara 1 colher de sobremesa de folhas e flores picadas. Adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara antes ou após as principais refeições.

Fonte: mdemulher

0 comentários:

Postar um comentário