Você não precisa manter sua sobrancelha ao natural para sempre, tampouco mudar o desenho dela conforme a moda. A verdade é que cada tipo de rosto - e de olho - pede dimensões diferentes. Respeitar essas exigências é a chave para transformar o olhar, rejuvenescer e ficar mais bonita.
“Certas mulheres têm a expressão facial confundida com tristeza, arrogância ou agressividade por causa de arcos mal desenhados", afirma a designer Fátima Bahia, da Clínica Longevitá, no Rio de Janeiro. Confira o formato ideal que combina com você seguindo as dicas da designer Rosemeire de Oliveira, consultora de desenvolvimento pedagógico do Instituto Embelleze.
Formato do rosto
Oval
Como o rosto é bastante harmonioso, o mais indicado são as ligeiramente angulosas, sem arquear demais.
Redondo
O segredo é evitar as muito finas, que acentuam essa característica. O apropriado é um desenho bem arqueado.
Longo ou retangular
O ideal para equilibrar o semblante é apostar nas retas, com pontas curvadas.
Triangular
É necessário marcar bem o desenho da parte mais alta da sobrancelha, como se fosse um acento circunflexo.
Triangular invertido
São duas as opções: seguir uma linha mais arredondada, como se fosse uma meia-lua, ou o formato arqueado.
Quadrado
O desenho pode ser mais natural, com um leve arredondado ou arqueado, sem marcar demais.
Antes de se arriscar na frente do espelho sozinha, é necessário fazer algumas marcações no rosto para não errar na mão. "São basicamente três medidas que determinam o início, o final e o ponto mais alto do desenho da sobrancelha", explica Rosemeire.
1. Para encontrar o início da sobrancelha, coloque o lápis na vertical na aba do nariz. Os pelos que estiverem na parte interna do risco devem ser removidos.
2. Coloque o lápis em diagonal, do canto do nariz ao centro da íris. Esse é o limite para arquear a sobrancelha.
3. Para finalizar, mantenha o lápis no centro do lábio superior, no canto externo do nariz e no canto externo dos olhos. Retire os pelos que passarem além desse ponto.
1. Caídos
Pedem sobrancelhas altas, ou seja, devem ser afastadas dos olhos o máximo possível. Além disso, é necessário arquear a linha no último terço do desenho.
2. Juntos
Deve-se limpar bem a região entre as sobrancelhas, avançando ligeiramente além da linha da aba do nariz.
3. Asiáticos
Limpar apenas a parte de baixo dos pelos e tomar cuidado com o final do desenho, que costuma apresentar falhas ou ausência de fios.
4. Separados
Mantenha as sobrancelhas o mais próximo possível e não diminua o comprimento. Mantenha o formato reto, ou seja, sem arquear a sobrancelha.
5. Grandes
A regra é manter o desenho natural, sem nunca deixá-lo fino. Pode-se arquear levemente.
6. Pequenos
É importante limpar a parte de baixo das sobrancelhas (o que levanta o olhar), deixando o arco distante dos olhos. Desenhos muito grossos estão vetados.
Fonte: M de Mulher